Bahia
20.11.2020Os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso
ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), ofertados pela Secretaria da
Educação do Estado (SEC), entram na fase de conclusão com a participação
de 6.710 estudantes, dentre eles indígenas, quilombolas, agricultores
familiares e camponeses assentados, o que corresponde a 100% das vagas
de matrícula oferecidas à toda a população do Estado. As atividades dos
Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) estão sendo realizadas em
formato on-line, na modalidade de Educação à Distância (EaD), desde 20
de julho, e englobam cursos de Agente de Assistência Técnica e Extensão
Rural; Agricultor Familiar; Agricultor Orgânico; Microempreendedor
Individual; Assistente de Recursos Humanos; e Promotor de Vendas.
Ao
todo, são 122 turmas dos Eixos de Recursos Naturais e Gestão e
Negócios. Deste total, foram contemplados 166 indígenas de 25 etnias e
aldeias; 501 quilombolas; e 4.102 estudantes agricultores familiares, de
povos e comunidades tradicionais. A oferta, também alcança jovens e
trabalhadores da cidade com alta vulnerabilidade socioeconômica, visa
elevar a escolaridade dos estudantes e a preparação dos mesmos para o
mundo do trabalho.
As aulas do curso de Agricultura Familiar
estão sendo aproveitadas com muita garra e entusiasmo por Natailton
Barbosa, 50, que pretende devolver os conhecimentos para a sua
comunidade, em Água Fria, distrito do município de Irará. “Tenho um
projeto que já começo a colocar em prática onde eu moro, que é um
galinheiro de 80 m2 que estou construindo, junto com meu filho João
Fernando, que também faz o curso, e quero ser um grande distribuidor de
frango e ovos, bem como ajudar a montar outros galinheiros em
cooperativa, para aumentarmos a produção na região. Meu projeto
integrador do curso é justamente sobre ‘Criações de galinha’ e, graças
ao que tenho aprendido, vou poder colocar em prática os meus
conhecimentos, contribuindo com a construção de galinheiros tecnicamente
estruturados. Estou adorando o curso, ele veio na hora certa”, conta.
Para
o também estudante Raí Juriti de Oliveira, 22, o curso de Agricultura
Familiar tem lhe aberto a cabeça para novas perspectivas profissionais.
Ele, que também é aluno do primeiro semestre do curso História na
Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pretende fazer valer os
conhecimentos teóricos que vem obtendo no PRONATEC. “Meu objetivo é
colocar em prática o plantio de aipim na roça da minha família, em Água
Fria, a partir dos conhecimentos teóricos que venho adquirindo. Estou
gostando muito de ganhar nos conhecimentos por meios dos conteúdos do
curso e minha ideia é me aperfeiçoar cada vez mais na área da
Agricultura Familiar, ao mesmo tempo que darei prosseguimento ao curso
de História, quando as aulas retornarem.
O superintendente da
Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal,
reforça que a Secretaria da Educação ressignificou o PRONATEC, no ano de
2020, a partir do estudo detalhado de oferta e de demanda por
capacitação profissional nos Territórios de Identidade do Estado da
Bahia, buscando fazer o melhor planejamento territorial para a oferta de
cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional, com
vista a política de expansão e interiorização da Educação Profissional e
Tecnológica proposta pelo Governo do Estado. "A Educação Profissional
toma novo sentido, por direito aos cidadãos e cidadãs, sendo inclusiva
em sua diversidade e voltada à realidade dos territórios, no diálogo com
a juventude e a população adulta, os movimentos sociais e as demais
instituições da sociedade civil. É a proposta de uma escola-cidadã, na
qual se valorizam os saberes, as experiências e as histórias de vida
mediadas pela realidade com os conhecimentos a serem adquiridos", avalia
o gestor.
Olívia Cruz Menezes, monitora do curso de Assistência
Técnica e Extensão Rural dos municípios de Feira de Santana, Juazeiro,
Planaltino, Araci, Campo Formoso e Dom Macedo Costa, celebra a
atividade. “Procuro ajudá-los no acesso ao Google Sala de Aula e
contribuo na correção das tarefas e na devolução do feedback das mesmas.
Venho percebendo, através das atividades, que eles avançam cada vez
mais em relação à aprendizagem. E essas atividades feitas por ele são
bem elaboradas, trazem opiniões e condizem com o solicitado pelo
professor. Os cursos são de extrema importância para os estudantes,
principalmente para o público que trabalhamos, pois, a maioria dele
precisa de uma formação técnica e acadêmica”, relata.
A
supervisora dos cursos, Márcia Santa Bárbara Oliveira, que atua nos
municípios de Feira de Santana, Teodoro Sampaio, Antonio Cardozo,
Conceição de Maria e Santo Estêvão, faz a sua avaliação sobre o
aproveitamento das atividades por parte dos estudantes. “Eles são muito
comprometidos e bastante criativos na construção dos seus projetos
integradores, que é a atividade final do curso. Eles são esforçados, são
guerreiros, ultrapassam as barreiras e vão em frente”.