Bahia
15.10.2020A contemplação do pôr do sol, da lua, das estrelas e da imensidão do céu
levou a professora de Química e de Iniciação Científica, Fernanda
Brito, que leciona no Colégio Estadual da Bahia - Central, em Salvador, a
ensinar aos estudantes, de forma contextualizada e prazerosa, como a
Ciência está presente em suas vidas. Mesmo sem contar como atividade
letiva, ela continuou dando apoio e incentivando o aprendizado dos
estudantes, neste período de pandemia do novo Coronavírus, em um projeto
que recorre sempre à beleza do universo.
"Minha paixão pelo céu surgiu contemplando o pôr do sol no município de
Antonio Cardoso, onde minha família paterna tem uma propriedade na zona
rural. Esse ritual sempre trouxe memórias afetivas da infância e depois
o interesse foi aumentando e, hoje, desejo relacionar a Astronomia com a
disciplina de Química e encantar meus estudantes com a beleza do
universo", revela a professora, que tem o Forte de Humaitá como o seu
local preferido para apreciar o sol se pondo.
A educadora recorda com carinho dos momento de quando sua vocação para o
magistério e seu amor pelo ofício despertaram. "Tinha sete anos e
lembro que o meu tio Jorge Luiz chegou com um quadro e uma caixa de giz.
Foi ali que a paixão pela Educação começou. Já na adolescência, reunia
estudantes na garagem de casa nas aulas de banca e não parei mais", diz,
emocionada.
Fernanda trabalha há um ano no Colégio Central. Antes disso, morou no
município de Santo Estevão, onde lecionava desde 2011 no Colégio
Estadual Professora Edite Ferreira Fonseca, de onde tem ótimas
recordações e experiências. No entanto, sua trajetória na rede estadual
de ensino foi iniciada no município de Antonio Cardoso, no Colégio
Estadual Antonio Carlos Magalhães, entre 2007 e 2013. "Foi onde pude
conhecer melhor minhas raízes, já que minha família paterna é de
Antonio Cardoso e até hoje tenho contato com meus ex-estudantes", conta.
Segundo a educadora, a sua história com o Colégio Central é antiga.
"Fui estudante e retornei em setembro 2019 ao colégio, onde leciono duas
disciplinas. Tenho encontrado o apoio necessário para desenvolver meu
trabalho nesse momento tão delicado de pandemia e, como resultado, ele
foi selecionado para o Ciência Jovem e, também, tivemos um resumo
aprovado no Congresso de Difusão Cientifica, em parceria com outro
professor da rede, Alberto Amorim", revela.
A professora afirma que o seu maior desafio foi reinventar a prática e
criar formas de permanecer conectada à Educação. "O novo professor deve
estar disposto a repensar a forma de pensar e fazer Educação. É estudar
novas formas de interagir com os estudantes, novas metodologias, saber
que nada será como antes. Não me vejo em outra profissão, pois amo estar
em uma sala de aula. Minha inspiração veio quando percebi que a
Educação muda vidas e desejo ajudar nessas mudanças. Dei continuidade ao
projeto de iniciação cientifica sobre Astronomia, através de encontros
semanais com os estudantes que, de forma voluntária, decidiram fazer
pesquisa. Acredito que isso motivará outros a participarem".
Fernanda fala sobre a maior recompensa do seu ofício. "Ensinar pra mim é
a possibilidade de ajudar esses meninos e meninas a transformarem suas
vidas. Cada olhinho que brilha ao entender um assunto da disciplina ou
quando falamos de questões em que a Química está presente no nosso
cotidiano é, para mim, uma vitória. Ensinar é contagiar com alegria,
esperança e muita empatia. Desejo que todos eles sonhem e não percam as
esperanças, pois logo estaremos juntos compartilhando saberes", destaca.
A estudante Pamella Luize Santos, 14, 1º ano, que faz parte do projeto
de Astronomia, falou do seu carinho pela professora e do impacto do
projeto em sua vida. "Fernanda é uma professora bem legal, pois vem me
ajudando muito a superar algumas questões como vergonha e insegurança.
Ela é bem paciente e me incentiva muito. Neste período de pandemia, eu
fiquei com um pouco de dificuldade para continuar estudando em casa e
este projeto vem sendo importante para que eu continuasse interagindo
com os estudos e sem falar das oportunidades que este projeto vem me
proporcionando e todo o conhecimento que ele está nos dando".
Para a estudante Amanda Cerqueira, 15, também do 1º ano, a metodologia
da educadora tem sido estimulante. "O projeto veio em muita boa hora, já
que estamos sem aula presencial e podemos interagir de forma on-line,
servindo de grande incentivo aos estudos. E a professora Fernanda é
muito atenciosa e sempre está disposta a nos ajudar em tudo o que
precisamos", afirma.
Reportagem: Emerson Santos