Bahia
24.09.2020O engajamento dos professores e gestores do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, localizado em Guanambi, a 676 km de Salvador, é apontado como um dos elementos para o bom desempenho dos estudantes do Ensino Médio, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), assim como a integração da família com a escola. Com 4.8, a unidade escolar superou o índice alcançado em 2017, de 3.7, além da meta nacional de 2019, que foi 4.3.
O colégio, fundado em 1999, oferta o Ensino Médio regular e,
atualmente, possui 1.141 estudantes matriculados. Na unidade, são
desenvolvidos projetos como "Os ninjas da Ciência" e "Feira do
conhecimento", que incentivam os estudantes à pesquisa, levando-os a
aprender de forma lúdica.
A diretora Roseli Magalhães fala sobre a responsabilidade dos
educadores nesta conquista. "Nossa equipe é comprometida com o
aprendizado dos estudantes. Todos os professores participam ativamente
do planejamento semanal; ajudam na gestão do colégio sinalizando em que
precisamos melhorar; e compreendem e ajudam os estudantes em suas
dificuldades de aprendizagem, fazendo com que se sintam parte da
instituição, melhorando a autoestima e, consequentemente, o aprendizado.
A postura de acolhimento afetivo da escola é outro diferencial e faz
com que os estudantes sejam protagonistas de projetos como o Amor no
Modelo”, destacou.
O estudante Ilan Carlos de Carvalho, 16, 3° ano, comemorou a conquista.
"A escola ter se saído tão bem na avaliação do IDEB é uma prova de como
os nossos professores e a direção têm em mente a importância do
comprometimento com a educação, dando sempre os conteúdos da forma mais
flexível e didática possível para que nós, estudantes, possamos
realmente absorver conhecimento. Então, isso só mostra como todo o
esforço e trabalho de toda equipe têm valido à pena".
Para Eliane Cerqueira, mãe do estudante Renan Pinto Cerqueira, 16, do
2º ano, o bom êxito no IDEB é consequência da união formada entre
direção, professores, estudantes e famílias. "Uma boa gestão faz com que
tenhamos professores engajados e comprometidos com a educação de nossos
filhos. O interesse dos estudantes em aprender também conta muito e,
quando se tem uma equipe que se preocupa com a aprendizagem de nossos
filhos, isso reflete no interesse dos mesmos em irem para a escola e
fazerem o que tem que ser feito, que é aprender e disseminar esse
conhecimento. A equipe do colégio está sempre preocupada com o
desenvolvimento pessoal e intelectual dos estudantes e o meu filho é um
deles. Estou muito feliz de ver este excelente resultado no IDEB",
avaliou.
Sobre o IDEB – O IDEB foi criado pelo governo federal para medir a
qualidade do ensino nas escolas públicas. No Ensino Médio, a rede
estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). Este foi o
melhor IDEB alcançado pela rede desde que o índice foi instituído, em
2007. Em termos relativos, percentuais, o IDEB da Bahia cresceu 18,5%,
sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito
estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional,
que foi de 0,4.
O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede
pública, que possuem ofertas pelas redes estadual e municipais. O IDEB
demonstrou que, no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano) houve um
crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e, no Ensino Fundamental II
(do 6º ao 9º ano), o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4
(2017) para 3,8 (2019).