Tocantins
06.12.2022Joselia de Lima/Governo do Estado
Com o tema “Uma viagem pela cultura e turismo no Tocantins”, os estudantes da 1ª série do ensino médio do Colégio Estadual Criança Esperança visitaram o Memorial Coluna Prestes e o Palacinho, em Palmas; a cachoeira do Roncador em Taquaruçu, e a Catedral de Porto Nacional. Essas ações fizeram parte dos estudos das disciplinas eletivas, que são de escolha dos alunos.
Essa atividade também tem o objetivo de desenvolver o conhecimento por meio do protagonismo. Para participarem das eletivas, os estudantes se inscrevem numa plataforma organizada pela coordenação da área.
A estudante Iza Mairane Fontinele da Silva, 16 anos, falou das aprendizagens adquiridas com o projeto. “Uma das coisas que aprendi sobre eletivas é ter foco no que quero para o meu futuro e sempre buscar novas experiências. Ficamos com o tema turismo e em nosso passeio conhecemos vários pontos históricos, ouvimos histórias contadas pelo professor César, que estava nos auxiliando e nos ajudando a conhecer um pouco mais sobre nosso Tocantins. Esse passeio foi sensacional”, frisou Iza Mairane.
Paula Lorrany Cardoso dos Santos tem 17 anos e também participou do projeto. “O evento foi maravilhoso, o passeio foi bem organizado e em cada ponto, sempre tinha alguém explicando. Durante a trilha estávamos com a presença de um guia que nos ajudou a fazer uma leitura dos lugares que visitamos. Ficamos conhecendo a história da cachoeira do Roncador, uma das mais visitadas em Taquaruçu. Essas atividades práticas nos deixam mais motivados para estudar”, contou.
O professor Carlos Alberto Nascimento é da área de Humanas e Sociais Aplicadas, trabalha com o Projeto de Vida e eletivas e coordenou as atividades. “Essas visitas foram realizadas com o objetivo de conhecer os atrativos culturais e históricos do Tocantins e as atividades de ecoturismo em Taquaruçu. A dinâmica do Novo Ensino Médio por meio dos itinerários formativos, no caso as disciplinas eletivas, vem despertando a curiosidade e o interesse dos alunos que estão ingressando nas primeiras séries do ensino médio, e assim percebendo a diferença, sentem-se mais participativos no processo do ensino-aprendizagem proposto, diante do qual avalio de forma positiva”, explicou o professor Carlos.
Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado