Bahia
10.06.2019Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) realizam uma nova série de atividades durante o mês de junho, direcionadas a estudantes das redes estadual e municipais da Bahia. O CJCC de Vitória da Conquista, por exemplo, irá receber os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Frei Serafin, nesta terça-feira (11), para uma vivência interescolar voltada a práticas pedagógicas, por meio das oficinas que serão realizadas. Já os alunos do CJCC de Salvador protagonizaram, no sábado (8), uma edição do Scratch Day. Voltado à linguagem gráfica de programação visual, o evento teve como objetivo estimular a aprendizagem de projetos de animação, jogos e programas interativos.
A vivência interescolar, como explicou a diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Alice Irigoven, vem sendo feita com escolas das redes estadual e municipal com o intuito de mostrar aos alunos visitantes o trabalho que é realizado no CJCC, na perspectiva da aprendizagem. “Vamos apresentar aos 32 estudantes convidados as atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos e oficinas, como os de Robótica (produção de robôs); Mundo Invisível (universo microscópico); e Empreendedorismo, que são realizados de forma lúdica e em ambientes interativos”, explicou a gestora.
Na Semana do Meio Ambiente (de 3 a 7/6), o CJCC de Vitória da Conquista promoveu atividades interativas e reflexivas sobre atitudes sustentáveis no cotidiano. Uma delas foi a oficina de artesanato com reaproveitamento de materiais reciclados, além da implantação da coleta seletiva e da horta no Centro Juvenil.
Scratch Day
Além das atividades que envolveram tecnologia, realidade virtual, games, programação e robótica, realizadas por meio de oficinas e atividades lúdicas de computação, os estudantes e o público em geral do CJCC de Salvador participaram, no sábado (8) de palestras sobre a relação do Scratch com a Educação e a experiência do uso da plataforma em escolas das redes municipal e estadual de ensino. O evento foi gratuito e aberto ao público, em especial para alunos e professores da rede pública de ensino.
A experiência foi rica para os estudantes participantes. Foi o que declarou Willian Santana, 14, 8ª série do Colégio Estadual Mário Costa Neto, no bairro da Federação, em Salvador: “A experiência foi inédita para mim e eu gostei muito, foi bem legal participar das oficinas de Grafitte, Games (não digitais) e Robótica, sendo que esta era uma das que sempre quis participar no CJCC, mas como funciona no mesmo turno das minhas aulas regulares, não tinha tido ainda a oportunidade. Deu para ter uma boa noção e aprendi com o Scratch a fazer programação. O sábado foi incrível”.
A vice-diretora do CJCC Salvador, Ianê Barbosa, também falou sobre a experiência do Scratch Day. “Foi riquíssima, porque realizamos um intercâmbio com outras unidades escolares. Recebemos estudantes, por exemplo, do Bairro da Paz, que ficaram encantados com o trabalho que realizamos. Eles tiveram a oportunidade de conhecer, por exemplo, as oficinas de Robótica e, em especial, a de Papeis Interativos, por meio da qual eles viram os instrumentos percussivos de papel que os nossos alunos produzem. Também puderam conhecer o Simulador de Voo e ficaram muito impressionados”, relatou.
Linguagem gráfica de programação visual, desenvolvida nos EUA, o Scratch foi criado para auxiliar jovens e crianças na Matemática e na Lógica, sem que tenham envolvimento técnico com a linguagem de programação. O Scratch, ressaltou Ianê, se mostra como uma plataforma adequada para ensinar programação a pessoas de qualquer idade, pela facilidade de manuseá-la, podendo ser acessada via on-line (scratch.mit.edu). “Com o uso dessa plataforma, os professores podem trabalhar os conteúdos curriculares e, por meio dessa prática criativa, os estudantes consolidam os contextos de sala de aula de uma forma lúdica”, ressaltou.