Mato Grosso do Sul
16.10.2024No início do mês o CEAME/TEA (Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtornos do Espectro Autista) participou da Jornada Formativa realizada na Escola Estadual Teotônio Vilela, em Campo Grande. O evento teve como tema “Educação Especial no Contexto Educacional” e abordou o atendimento aos estudantes com autismo matriculados no ensino comum da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul).
O encontro contou com a presença de trinta e seis servidores estaduais, incluindo professores regentes, profissionais de apoio educacional e membros da coordenação pedagógica.
Cinco técnicos especialistas em Educação Especial do CEAME/TEA—Ariane Ibarra, Devane Gonçalves, Ivanete Martins dos Santos de Ávila, Karine de Lourdes Magalhães e Roselene Leite Machado—apresentaram os fundamentos da Educação Especial que orientam o atendimento educacional especializado para estudantes com autismo matriculados no ensino comum.
A importância da flexibilização curricular e o uso de recursos concretos foram destacados, além de diversas outras estratégias, visando atender às necessidades educacionais dos estudantes com deficiência. Essa prática inclusiva é essencial para favorecer o acesso ao currículo com foco na equidade e na aprendizagem.
Para a gerente do CEAME/TEA, Maria José dos Santos, o encontro evidencia a parceria e o fortalecimento entre as equipes, possibilitando um trabalho colaborativo no acompanhamento e aprendizado dos estudantes com autismo matriculados no ensino regular.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo CEAME/TEA