Bahia
04.05.2020A voz, sendo um dos principais instrumentos de trabalho dos professores, requer cuidados especiais para minimizar alterações decorrentes da alta demanda vocal que a profissão exige. Pensando nisso, o grupo de pesquisa Trabalho e Saúde Docente (TRASSADO), da Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Universidade de Feira de Santana (UEFS) e a Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, elaborou uma cartilha com estratégias protetoras da voz do educador para reduzir os impactos que problemas vocais geram na saúde e na qualidade de vida e do trabalho desses profissionais.
Os organizadores da cartilha chamam a atenção para o fato de o professor ser o profissional que mais sofre com alterações vocais, como a rouquidão.
A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, fala sobre o significado da ação estratégica protetiva de cuidados com a voz dos educadores. "Esta cartilha tem uma importância fundamental na dinâmica diária do professor, uma vez que vai possibilitar que ele acesse as informações de forma rápida; compreenda a realização correta das técnica; e consiga colocá-las em prática na sua rotina de trabalho. Desta forma, o docente vai preparar a sua voz antes de entrar em sala de aula, garantindo uma qualidade adequada e funcional durante a atividade laboral e evitando o adoecimento da voz , seu principal instrumento de trabalho".
Os fonoaudiólogos do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor da SEC e o grupo de pesquisa em Fonoaudiologia da UFBA aplicaram um questionário nas escolas da rede estadual e, a partir do resultado, foi montada a cartilha. Durante as oficinas de Fonoaudiologia nas unidades escolares da rede, detalha a coordenadora do programa, Elisabete Dias, os profissionais perceberam a importância e a necessidade de os docentes realizarem técnicas diárias de cuidados em prol da sua saúde vocal. A cartilha, portanto, traz técnicas práticas voltadas para o dia a dia do trabalho do docente, que amenizam os impactos na saúde vocal.
Estratégias – A cartilha traz uma linguagem não técnico-científica, com quatro estratégias acessíveis e de fácil execução de intervenção vocal, como realizá-las e de que maneira impactam sua voz. São elas: nebulização; ampliação vocal; exercícios de formação em canudo comercial; e aquecimento e desaquecimento da voz. A versão digital da cartilha está disponível no link: (https: trassado.ufba.br/) e no link: (http://www.educacao.ba.gov.br/midias/documentos/cartilhaestrategiasprotetorasdavozdoprofessor).