Sergipe
23.11.2023O Colégio Estadual Armindo Guaraná, localizado em São Cristóvão, na região metropolitana de Aracaju, mais uma vez se destaca pela vinculação entre tecnologia e ensino público. Recentemente, três alunos da 3ª série do Ensino Médio da instituição - Guilherme Oliveira, Raissa Andrade e Wellington Guedes -, sob orientação da professora de física Érica Bezerra, realizaram um projeto inovador, ao construírem um carrinho de controle remoto ligado a um controle de videogame com a utilização da linguagem de programação da plataforma Arduino, umas das tecnologias mais populares atualmente em termos de automação de sistemas.
O carrinho de controle remoto é feito a partir de peças de Lego, atreladas a circuitos, placas elétricas e a uma bateria, que permitem a conexão do transmissor vinculado ao controle remoto que dá movimento ao carrinho, cujos comandos são previamente programados com o Arduino.
Impulsionada pelo interesse em eletrônica surgido durante as aulas de física, a equipe decidiu abraçar o desafio anual proposto na sala de aula. No ano anterior, os alunos haviam criado um cubo infinito com LEDs, e agora dedicaram-se à construção de um carrinho controlado remotamente.
Os alunos explicaram que o início do projeto foi um tanto difícil, devido à falta de afinidade com a nova linguagem de programação. Porém, com muita dedicação e estudo, Guilherme, Rayssa e Wellington, com o auxílio da professora Érica, finalizaram a experiência em apenas três tardes.
“Primeiramente, passamos uma tarde inteira fazendo e testando a direção dele, como fazê-lo andar. Dela, passamos para os motores. Como fazê-los girar, como programá-los, isso na segunda tarde. E, por fim, fizemos o sensor, que permite ao carrinho andar sozinho e até mesmo desviar de objetos que estão à sua frente”, explicou Guilherme Oliveira.
“Tínhamos o carrinho montado, mas faltava ainda o controle. Compramos um e começamos a estudar como faríamos para que ele funcionasse junto ao carrinho. Após testar o controle, o carrinho chegou ao estágio em que está agora. Além de sua autonomia, podemos fazer o controle dele”, acrescentou Wellington Guedes.
Colaboradora do projeto, a professora Érica Bezerra destaca que seus alunos se desenvolvem mais na área ao alinhar a teoria com a prática, a começar pelos experimentos. “Eles aprendem só com a teoria em sala de aula também, mas acabam entendendo melhor o que estão fazendo ao praticar. Para o ano que vem, estamos montando um projeto de robótica, que vai alinhar tanto a parte da física em si, quanto da parte mecânica e da informática, promovendo a interdisciplinaridade”, citou.
O diretor do Armindo Guaraná, Max Luiz Lisboa, chamou a atenção para os benefícios provenientes da parceria estabelecida com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e com o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) junto ao colégio. Inclusive, os estudantes já divulgam seu carrinho de controle remoto em eventos e exposições promovidos pela instituição sergipana. Para o ano que vem, os alunos projetam uma versão 2.0 do protótipo, ao deixar apenas a carroceria e as quatro rodas construídos a partir de uma modelagem feita com impressões 3D.
“Tê-los hoje trabalhando com robótica e desenvolvendo os carrinhos de controle remoto não nos impressiona, justamente porque acreditamos sempre no potencial do aluno. O aluno, para nós, é sempre aquele que vai nos surpreender por conta do potencial que já está presente dentro dele. Com isso, os resultados aparecem”, finalizou o diretor Max Lisboa.