Sergipe
02.04.2024Alunos do clube de protagonismo WebGame, do Centro de Excelência Jonas Amaral, em Nossa Senhora do Socorro, apresentarão seu projeto ‘Égidis’ no 6º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning, promovido pela Universidade de Coimbra, em Portugal. O projeto acontecerá de forma online, nos dias 23 e 24 de maio.
O projeto ‘Égidis’ é um aplicativo de aprendizagem gamificada sobre segurança na internet. Trata-se de uma ferramenta que promove a proteção e segurança na internet, por meio de conteúdos que auxiliam os alunos e toda a comunidade escolar no combate às fake news e aos crimes cibernéticos.
O projeto é financiado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e pela Fundação de Apoio à Ciência e à Tecnologia do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), por meio do edital 09/2022. Ele foi lançado oficialmente em novembro de 2023, durante a primeira edição da Feira de Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Ciência (Feitec) promovida pela Fapitec/SE.
Para o professor orientador do projeto, Lucas Pazoline, a sensação de ser selecionado para apresentar o projeto em um evento internacional é de realização e reconhecimento e serve de validação do trabalho árduo da equipe em desenvolver uma solução relevante e inovadora para a comunidade escolar e também para a sociedade.
“Participar de um evento internacional oferece uma experiência enriquecedora, que vai além da sala de aula tradicional. Os estudantes participantes têm a chance de aprimorar suas habilidades comunicativas, aprender com outras iniciativas e receber feedback valioso de especialistas da área. Além disso, essa exposição internacional pode abrir portas para oportunidades futuras de colaboração, proporcionando um crescimento pessoal significativo e um estímulo ao projeto de vida desses alunos”, conta o professor.
Futuramente o ‘Égidis’ planeja a expansão e aprimoramento do aplicativo. “Recentemente fomos contemplados no edital FAPITEC/SE/SEDUC/SE nº 21/2023, o que nos proporciona recursos e suporte para continuar o desenvolvimento e implementar melhorias significativas no Égidis. Nossa meta principal é expandir a utilização do aplicativo para outras escolas, buscando alcançar um maior número de alunos e educadores”, adiciona.
Evento internacional
O 6° Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning (EJML 2024) reúne investigadores, mestrandos e doutorandos, professores, psicólogos, profissionais de Ciências da Educação e demais interessados nessas temáticas. O evento internacional atrai participantes nacionais e estrangeiros para partilhar conhecimentos, investigação, práticas e debater questões importantes para uma integração sustentável de jogos educativos e dispositivos móveis na educação.