Tocantins
17.10.2022Lenna Borges/Governo do Tocantins
A educação financeira, um dos temas transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é voltada a conscientizar sobre a importância do planejamento, para que o cidadão possa desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo. Neste contexto o Colégio Estadual Bernardo Sayão, de Pequizeiro, pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Guaraí, desenvolveu aulas teóricas e práticas para os alunos, dos 3º, 4º e 5º ano, para corresponder cédulas e/ou moedas do Sistema Monetário Brasileiro, culminando com a realização de um minimercado em sala de aula, com exposição de produtos perecíveis e não perecíveis com preços; trabalho com contagem de notas e trocos e a realização de vendas.
A professora Jane Kelly da Silva Pereira, explica que iniciaram com aulas teóricas, com exposição de cédulas e moedas do sistema. Nas aulas posteriores trabalharam com pesquisas de preços realizadas em supermercados da cidade pelos estudantes, e montando o minimercado trabalhando com vendas, cálculos com calculadoras. “O projeto foi muito significativo, pois despertou a curiosidade e o interesse dos alunos para a temática. Ao finalizarmos o minimercado, foi possível perceber o grande impacto que o mesmo causou, trazendo conhecimento e aprendizagem para educação financeira dos estudantes. Aulas como estas despertam em nossos educandos a percepção da importância da educação financeira na escola e para a vida”.
Para o estudante Heitor Araujo Resende, 5º ano, 10 anos, o aprendizado durante o projeto será para além da sala de aula. “Nas últimas semanas trabalhamos e estudamos sobre educação financeira, tínhamos que ir a dois mercados e pesquisar os preços dos produtos e depois compará-los. Logo depois fizemos um mercadinho em nossa sala e convidamos outras salas para comprar, então nós vendíamos e eles compravam. Foi mais legal ainda, já que podíamos pôr em prática o que aprendemos. Depois dessa aula eu nunca mais compro alguma coisa sem ver o preço antes”.
Metodologia
Como parte do componente curricular interdisciplinar, de Matemática, História e Arte sobre educação financeira, as professoras, Larissa Maria Lacerda (3º ano), Hérika Pereira Costa (4º ano) e Janykelle da Silva Pereira (5º ano), desenvolveram aulas teóricas e práticas, com o objetivo de desenvolver habilidades para estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas e em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.
Nas aulas explicativas e compartilhadas do conteúdo sobre o Sistema Monetário Brasileiro, foi exposto e trabalhado o reconhecimento de cédulas e moedas e equivalência de valores, com interpretação de atividade escrita, seguida de correção na lousa e visto nos cadernos. Nas aulas práticas, os alunos realizaram pesquisa de preços de produtos consumidos no dia a dia realizada em dois supermercados da cidade, com o intuito de aprimorar a conscientização com a Educação Financeira e montaram um minimercado em sala de aula.
Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado