Secretaria de Estado da Educação do ES
11.06.2019Para tornar a aprendizagem de conteúdos como “misturas”, “soluções” e “frações”, os professores da Escola Lyra Ribeiro Santos, de Guarapari, colocou a teoria em prática utilizando uma simples receita de bolo.
A ideia foi das professoras Priscila Ruberti, de Ciências, e Daniele Layber, de Matemática, que reuniram os ingredientes e iniciaram a produção com os alunos. “Explicamos a diferença entre uma mistura homogênea e uma mistura heterogênea enquanto os alunos faziam anotações e participavam ativamente do processo”, contou Priscila.
Outro assunto abordado durante a atividade foram soluções saturadas e insaturadas, ensinadas com a produção de um suco. “As atividades práticas auxiliam os alunos e faz com que o conteúdo seja associado à aprendizagem, pois a teoria colocada na prática, além de ser muito mais fácil de entender, é muito mais divertida e prazerosa”, detalhou a professora Daniele.