Aluno tocantinense apresenta projeto de recuperação de córrego em evento de ideias inovadoras

Projetos e Premiações

16.05.2019

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

O aluno Rhenan Cauê, do Colégio Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, foi um dos selecionados para participar do Painel Jovens Transformadores Ashoka, que ocorre em São Paulo, nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2019. Na ocasião, ele estará acompanhado pela professora Ana Cláudia e apresentará o Projeto de Revitalização do Córrego Brejinho, que vem sendo desenvolvido no município desde 2018. 

O projeto foi selecionado pela ONG Ashoka, por meio de um processo em busca de reconhecimento das pessoas com ideias inovadoras. A seleção foi feita com entrevistas, visitas de campo e pesquisas com a comunidade para identificar o impacto causado pelas ideias dos candidatos empreendedores. Os critérios de seleção são baseados em cinco pilares: criatividade, originalidade, perfil empreendedor, fibra ética e impacto social.

O Projeto de Revitalização do Córrego Brejinho, o qual Rhenan Cauê é delegado, já é reconhecido fora do Tocantins. Em 2018, o aluno do 8º ano, do Colégio Estadual Osvaldo Franco, apresentou o projeto na V Conferência Infantojuvenil  pelo Meio Ambiente, em Sumaré (SP). No mesmo ano, Rhenan Cauê foi o terceiro colocado no concurso #TodosContraaHanseníase, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Rhenan Cauê comemorou a visibilidade que o projeto vem conquistando. “Estar envolvido em um momento como esse é espetacular, pois traz perspectivas gigantescas para o projeto de Revitalização do Córrego Brejinho. Eu penso que para chegar a algum lugar, precisamos nos movimentar e buscarmos aliados. Precisamos ser agentes de transformação”, propôs.

Protagonismo

Para coordenadora pedagógica do colégio, Fernanda Cruz, o destaque do trabalho de Rhenan Cauê reforça a importância da valorização do protagonismo juvenil. “Ele busca agora contribuir de forma significativa e responsável com a sociedade em que vive, e sua atuação é mediada pelo conhecimento que a escola o proporciona. O nosso objetivo é replicar essas experiências educacionais”, ressaltou.

De acordo com a professora Cleidiane Bispo, o diferencial do projeto é a execução continua.Já realizamos a limpeza do córrego, fizemos um mapeamento dos pontos críticos, realizamos uma audiência pública, e estamos conseguindo envolver a comunidade, sensibilizando-a para os cuidados com o córrego. O projeto também está no PPP [Projeto Político-pedagógico] da escola”.