Alto desempenho na redação do Enem são resultados de parcerias entre professores e estudantes da rede estadual

Tocantins

16.02.2023

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins Orientar a produção de textos inspiradores requer educadores com ideias criativas e motivadoras, para além das modelos tradicionais. Nesse sentido referenciamos Rubem Alves, um dos maiores expoentes de inspiração educacional, que em um de seus escritos “O desejo de ensinar e a arte de aprender”, trata de uma simples receita para comer queijo: “Não quero faca nem queijo; quero fome!”, para aprender então, já se pode imaginar o que é necessário. Nessa mesma linha de despertar o desejo e vontade, é que professores da rede estadual conseguem desenvolver contextos para a aprendizagem de sucesso, refletidos em resultados surpreendentes com notas acima dos 900 pontos nas provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova discursiva vale 1000 pontos e o bom desempenho é crucial para a nota do exame, que é a mais importante forma de acesso ao ensino superior no Brasil. Um bom exemplo é o da professora Selma Ferreira Barbosa Peixoto, do Colégio Militar do Estado do Tocantins Dona Anaídes Brito Miranda, de Guaraí, que desenvolve um trabalho de produção de texto voltado para a redação do Enem. Apaixonada pelo trabalho com produção textual, a professora Selma, conta que se sente realizada na profissão. “Um dos principais objetivos do meu trabalho é fazer com que os estudantes se destaquem pelas produções. Para isso, eles precisam perder o medo de escrever e acreditar que, independentemente da rede na qual estudem, eles podem se destacar nos estudos. O fator preponderante é que os estudantes demonstram muito interesse pelas aulas, abraçando essa causa. Quase não percebemos o tempo de aula passar, dado o interesse deles pelas temáticas em discussão”, pontuou. Momentos interessantes nas aulas com a metodologia “Rodas de conversas” sobre estudos são realizados com o envolvimento de estudantes que se destacaram na redação do Enem. É nesse momento que eles falam sobre suas trajetórias e crescimento nos estudos, sempre com o olhar atento da professora para os detalhes do texto que são considerados importantes para a melhoria no desempenho na prova. Como treinamento são aplicados simulados de redação com temas variados e que são corrigidas utilizando-se os mesmos critérios exigidos na redação oficial do Enem. Nesse processo o relacionamento entre professores e estudantes gera um verdadeiro compromisso, e gratidão pelas notas altas alcançadas. “Agradeço especialmente à professora Selma Barbosa, por me ajudar em cada passo, sou admiradora de todo seu trabalho e dedicação, e principalmente pela forma apaixonante de ensinar sobre redação. Sou grata por cada correção, por me mostrar que eu sou capaz, pelo seu tempo e pela minha primeira nota acima de 900 pontos com excelência”, relatou a estudante Bárbara Holanda Soares, que obteve nota 920. A estudante Giovana Nailly Borges Souza destacou a importância de dissertar sobre temas diversos e persistir na busca de textos melhores. “O maior desafio ao escrever uma redação é perceber onde estamos errando, com humildade. Qualquer assunto é possível cair na prova do Enem, mas se você tem um bom repertório, e conhece os critérios, tem mais chances de ter sucesso. A professora Selma persistiu com a gente mostrando nossos erros, trabalhando vários temas e além de tudo isso, ela tem muito amor pela profissão, o que fez toda a diferença para que tivéssemos notas tão boas”, conclui a estudante que alcançou a nota 940 na redação do Enem 2022. Dentre os alunos orientados pela professora os inscritos no Enem, cinco alcançaram notas acima de 900 pontos na redação e outros nove atingiram mais de 800 pontos. As redações do Enem são avaliadas de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota pode chegar a 1000 pontos. Em 2022, o tema da redação foi sobre os “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Edição: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins